A Comissão Europeia adotou, no dia 25 de novembro, o plano de ação em matéria de propriedade intelectual para reforçar a resiliência económica e a retoma da União Europeia.
A propriedade intelectual é um motor essencial da economia. Este plano de ação visa permitir que a indústria inovadora europeia continue a ser líder mundial e acelerar as transições ecológica e digital da Europa.
O plano de ação define as principais medidas para a proteção da propriedade intelectual, nomeadamente, a adoção pelas PME da propriedade intelectual; facilitar a partilha da propriedade intelectual a fim de aumentar a aceitação tecnológica na indústria; combater a contrafação e reforçar o cumprimento das regras em matéria de direitos de propriedade intelectual; e promover condições de concorrência equitativas.
A presente publicação tem fim meramente informativo, não representando aconselhamento jurídico ou um estudo exaustivo do regime jurídico tem por objeto. A reprodução, divulgação ou distribuição, parcial ou integral, do conteúdo da publicação deve ser precedida de consentimento prévio. Para mais informações, contacte Ana Teresa Pulido (anateresa.pulido@nga.pt) ou Hugo da Silva Tavares (hugo.tavares@nga.pt).